www.lesbengeschichte.de

Discurso de Dieter Nickel

Dieter Nickel durante a ceremônia comemorativa em Rüdersdorf © Arquivo privado 2003

Registro das últimas notas do discurso de Dieter Nickel (testemunho de Dieter Nickel na idade de cinco anos sobre Johanna Elberskirchen; publicações sobre a história do vilarejo de Rüdersdorf, próximo de Berlim), que ele proferiu durante uma celebração para Johanna Elberskirchen e Hildegard Moniac em 23 de agosto de 2003, no cemitério Rudolf-Breitscheid-Strasse em Rüdersdorf:

Como eu estava sofrendo de amigdalite com muita freqüência, minha mãe foi recomendada pelo doutor a autorizar que as minhas amígdalas fossem removidas através de cirurgia. Eu não sei se ela quis me poupar do procedimento ou se simplesmente rejeitou este - até hoje - método particularmente controverso. O que eu recordo muito claramente, é que alguém lhe falou sobre uma homeopata local que pudesse curar meu sofrimento sem operação. Então ela foi à rua Luisen (hoje rua Rudolf-Breitscheid), onde a senhorita Johanna Elberskirchen exercia a homeopatia, numa casa particularmente escondida. Eu recordo-me dela muito bem: amigável, cabelos acinzentados, uma mulher um tanto robusta com uma capa branca. Logo depois da consulta, nós poderíamos levar as pílulas que ela preparou e colocou em um envelope pequeno. Estou certo de que eu era muito consciencioso em tomá-las de acordo com suas instruções.

Quando eu era jovem tinha uma dor de garganta de vez em quando, mas não havia nenhuma complicação adicional. Eu provavelmente tenho que agradecer a senhorita Elberskirchen por continuar com minhas amígdalas hoje.


© Dieter Nickel (Rüdersdorf perto do Berlim 2003)
Bibiane Lengler Michaelsen (tradução para o português, Porto Alegre, Brasil 2005)